Conheça a Origem do Dia dos Pais

Conheça a Origem do Dia dos Pais

Qual a Origem do Dia dos Pais?

Como sabemos, o Dia dos Pais é comemorado aqui no Brasil, no segundo domingo do mês de Agosto. Mas de onde surgiu essa data que homenageia os papais?

Sonora Louise Smart Dodd, uma moça nascida em Washington, EUA; perdeu a mãe durante o parto do seu 5º irmão. Sendo então, criada junto com seus irmãos pelo pai William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil.

Em 1909 Sonora quis homenagear seu pai e dar a todos os pais uma data comemorativa, assim como o Dia das Mães. Foi ai que ela teve o apoio da YMCA (conhecida no Brasil, como ACM ou Associação Cristã de Moços) e também de outra entidade religiosa para fazer campanhas pra promover a criação da data, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane e no ano seguinte, em 19 de junho (data do aniversário de seu pai) é que foi a primeira comemoração em homenagem aos pais.

A data comemorativa foi oficializada pelo presidente Richard Nixon, em 1972, sendo então comemorada anualmente nos Estados Unidos, no terceiro domingo de Junho.

Sonora foi homenageada em 1974 na Feira Mundial, deixou seu legado falecendo em 1978, com 96 anos.

Foi uma bela história, não é? Mas e aqui no Brasil, como que surgiu?

De acordo com relatos, a comemoração só chegou ao Brasil, em 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering (na época diretor de O GLOBO e da Rádio Globo) lançou no calendário de comemorações do Brasil “o Dia do Papai”, para atrair anunciantes do comércio.

Foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de Agosto, que também é o dia de São Joaquim; pai de Nossa Senhora e considerado o patriarca da família.

Dois anos após essa iniciativa, foi decretado que a comemoração deveria ser no segundo domingo do mês de Agosto, por analogia com o Dia das Mães.

E que tal dar ao seu papai um presente espetacular com cheirinho de menta? Hummmm!! Participe de nosso Sorteio no Facebook e quem sabe você ganha para o seu pai um kit For Men? Acesse: http://www.facebook.com/KANSBR/

Saiba mais sobre os outros produtos no site: http://www.lkans.com.br

Compartilhe