Não Existe Shampoo Sem Sal!

Não Existe Shampoo Sem Sal!

Hoje vamos falar de um assunto um pouco polêmico e que muitas pessoas me perguntam: Shampoo com Sal ou Sem Sal???

Isso mesmo que você ouviu, não existe. A denominação “Sem Sal” em um shampoo tecnicamente não é possível, pois é o sal que faz a hidratação do cabelo. Isso é apenas técnica de marketing das grandes empresas para que faça as mulheres se sentirem bem usando um shampoo sem sal, como o salvador dos cabelos ressecados.

  • Muitos produtos e propagandas vêm uma frase “Não foi adicionado Cloreto de Sódio (NaCl)”
  • Muitos shampos contem mais de 40 ingredientes, gerando sal na reação química de muitos deles.

O principal surfactante ou agente de limpeza existente em quase todos os shampos é o Lauril (sulfato de sódio) ou derivados deste. Já reconhecemos o nome: sódio (Na). O Lauril é um limpador excelente, mas o Shampoo só com ele seria muito aguado, pois este não dá viscosidade ao shampoo nem tampouco geraria espuma na hora de lavar. Para que tudo não escorra literalmente por água abaixo e por entre os nossos dedos, há de se adicionar ao Lauril algo que encorpe o líquido do shampoo e permita que seja produzida espuma na hora de lavar os cabelos. Só acrescenta-se quantidade suficiente de Cloreto de Sódio para que o shampoo adquira uma consistência mais firme e que permita seu uso sem que escorra, existindo um limite para o uso deste sal.

Para que não se precise adicionar muito sal, todos os shampoos têm na sua fórmula agentes limpadores que auxiliam o efeito do Lauril (sulfato de sódio), tornando-o mais suave e ao mesmo tempo fornecendo viscosidade ao shampoo, ou seja, deixando ele mais firme e encorpado. Com isso, precisa-se menos ainda da adição do cloreto de sódio. E é isso que temos hoje.

 

Linha MutlPlex para cabelos Loiros

 

Compartilhe