Novembro Azul

Novembro Azul

Após a campanha para as mulheres “Outubro Rosa” , o foco agora são os homens na campanha “Novembro Azul“. Este o mês internacional de conscientização de problemas de saúde do homem. Foi escolhido depois de um movimento realizado na Austrália, para alertar a população sobre o câncer de próstata.

Tudo começou na Austrália em 1999, com a criação de uma campanha, chamada Movember (Junção de Moustache “bigode” + November “Novembro”), por um grupo de amigos, em um Pub. O grupo de amigos teve a idéia de deixar o bigode crescer durante todo o mês, como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Assim como no Outubro Rosa, também há a bela iluminação de pontos turísticos em azul. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer são a diminuição do jato de urina e aumento da freqüência urinária; também pode ser observada alguma dificuldade ao urinar.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

Para diagnosticar o câncer de próstata, é fundamental a realização do exame de toque e o de sangue, que é conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, seja procurado anualmente o urologista para a realização dos exames. Pacientes que possuem histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade. Estima-se que homens com parentes próximos que tiveram esse tipo de câncer antes dos 60 anos possuem, em média, 3 a 10 vezes mais riscos de desenvolver essa neoplasia.

Sendo assim, ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. Não deixe, portanto, que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a saúde.

Nós apoiamos essa causa! Aproveite nesse mês de Novembro e deixe sua barba crescer, para isso utilize nosso kit For Men para cabelo e barba e cuide-se!

Acesse: http://www.lkans.com.br/produtos/for-man

Compartilhe